top of page
  • Foto do escritorAndrea Nero

Pausa para olhar para dentro

Atualizado: 2 de abr. de 2023



Sabe quando o corpo e a mente te pedem um pouco de atenção?

Pois é... na maioria das vezes não damos ouvidos e seguimos sendo produtivas, super mães e/ou super profissionais, sempre dando conta de tudo mesmo exaustas física e emocionalmente. Afinal quem não é produtivo e não esta sempre correndo quase que as 24h do dia, é que esta errado ou com problemas né?

Não!
Quando vamos aprender a falar não sem culpa?

Precisamos parar de normatizar o excesso de tarefas, de horas de trabalho, de demandas que só a mulher faz em casa, vulgo jornada dupla, sem dividir de forma igualitária as tarefas da casa e família com parceiros e parceiras. Porque esse papinho de "Ah mas ele/ela ajudam", não é mais viável. Não existe ajudar, é participar de verdade do dia a dia em tudo.


Passei a vida no corre com 3 filhos e muito trabalho. Me achava a Super Mulher e não dei ouvidos aos chamados do meu corpo e das minhas necessidades mais íntimas, até que aos 50 anos a menopausa chegou para ficar e revolucionar. Com ela o desequilíbrio dos hormônios, que traz o desequilíbrio emocional e muitos sintomas como os calores, as dores nas juntas, o cansaço, enxaquecas e muitos outros que me abalaram muito emocionalmente. Junto com a menopausa veio a saída dos filhos de casa e a Síndrome do Ninho Vazio e um sabático do trabalho.


Portal dos 50, não sabia que ele existia, mas foi um marco na minha vida, uma revolução de corpo e alma.

Do turbulento momento inicial até hoje, já se passaram 6 anos. Nesse tempo mudei muita coisa na minha vida, mudei de trabalho algumas vezes até conseguir uma rotina mais saudável com exercícios, tempo de lazer, menos stress, mudei alimentação, quase não como mais carnes, entrei de cabeça na análise. Pela primeira vez fui pra falar de mim, das minhas ações, de onde elas vem, o que eu não gosto em mim e como posso mudar, falei de coisas horríveis, afinal, não só de coisas bacanas somos feitos. Se olhar de frente, se acolher.

e ser sincero com você mesmo, fez a diferença para essa nova fase.


Me apaixonei por esse processo de estudos e auto conhecimento que vivi nos últimos anos. Agora é a vez da psicanalise para em breve voltar a trabalhar com grupos de mulheres, mas de forma analítica. Aprender a dizer não, rever a lista de amigos, refazer a lista do que realmente se gosta, comida, cores, roupas, cabelo, plantas, música, atividades, assuntos...

O que te limita e o que te liberta?

Do meu processo interno nasceram vários projetos como este Blog, o podcast @rodadaspodcast que está no Spotify que fala da menopausa e do envelhecimento, os encontros do feminino "A Vida pode ser um Conto de Fadas" sobre o Livro "Mulheres que correm com os lobos"e "Bordados de Mim", um projeto em andamento com as fotos de @pricilaprade.


Nossa rota pode ser revista sempre que necessário, e todo dia é o dia 1 da nova rota, porque o caminho é construído pelas nossas ações e escolhas diárias. O outro é só o coadjuvante da nossa história, para bem ou para o mau.

As escolhas, os sins e os nãos, são responsabilidade só nossa.

E você já se permitiu pausar ou desacelerar bastante a sua rotina para olhar pra dentro?Venha 2023 e vamos ver o que podemos fazer juntos!


Namastê @andreanero




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page