top of page
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Pinterest - Black Circle

A Deusa Tríplice _ "O MITO"

Foto do escritor: Andrea NeroAndrea Nero

Atualizado: 4 de mar. de 2024


" Mito sobre a Mulher Jovem, Adulta e Anciã"


Imagem da Mulher Jovem, Adulta e Anciã

Para iniciar minha jornada na "Contação de histórias mitológicas", entendi que não fazia sentido simplesmente contar o Mito. Isso já tem aos montes, eu mesmo leio vários e são ótimas fontes de pesquisa. Para mim o mito faz sentido como narrativa do "destino humano", que é quando refletimos sobre ele e o trazemos para nossa vida cotidiana.


Não por acaso, escolhi a tríade de deusas formada por Perséfone, a jovem, Deméter, a adulta, e Hécate, a anciã. Primeiro porque me identifico com cada uma delas nas diferentes fases da minha vida. Agora por exemplo, me percebo entrando no momento Hécate.


Segundo por serem a representação mitológica da mulher jovem, a mulher adulta e/ou mãe e a mulher madura, pela qual todas passaremos. E por fim, como a mulher, na mitologia, é a representação do sagrado feminino por sua habilidade única de gerar, criar e nutrir, mesmo quando não é mãe de criança, ela é mãe de projetos, de histórias enfim... Senti ser esta a história ideal para o nascimento do Blog.


 

A Tríade, Perséfone, Deméter e Hécate.


Kore, filha dos Deuses do Olimpo Zeus e Deméter, desperta a paixão em seu tio Hades, o temível Deus da Morte e Senhor do Mundo Inferior. Kore, uma jovem donzela ingênua , cantava e dançava enquanto colhia flores pelas campinas durante a primavera, quando foi abordada, enganada e raptada por seu tio Hades, completamente enfeitiçado por sua suavidade e beleza.

 

Deméter ao saber do sumiço de sua amada filha perdeu a alegria e deixou de ver sentido na vida. A mãe desolada andou pelo mundo por nove dias e nove noites, sem comer ou beber, apenas chorando e chamando por sua filha. Pediu ajuda ao vento para que sua voz fosse levada até mesmo aos confins do inferno. No décimo dia, a misteriosa Deusa Anciã Hécate, aparece para Deméter e sussurra em seu ouvido, "Foi um rapto, um rapto dos infernos".


Nesse momento, Deméter que era a Deusa da agricultura e da ordem social, em meio à dor e sem esperança de recuperar sua filha sobre domínio do Deus da Morte, retira sua energia vital da Terra. Ela cria um inverno intenso jamais visto pelos mortais e lança a seguinte profecia.


"Daquele dia em diante, nenhuma semente seria capaz de germinar sobre a Terra. Não mais, até que sua Kore lhe fosse devolvida sã e salva".

Os homens e os Deuses perceberam que o mundo sucumbiria por conta da fome e do frio. Zeus conversa pessoalmente com Hades e o convence a devolver Kore que chora por sua mãe desde o dia do rapto.


 

Na hora de liberar Kore, o maquiavélico Deus do Mundo Inferior, pede que ela coma algumas sementes de Romã para não fazer a viagem de volta faminta. Ingênua e agradecida por ser libertada ela come as sementes. No mesmo instante o choro cessa. Quando seu olhar se cruza com o olhar de Hades, Kore se percebe transformada em Perséfone e uma paixão intensa nasce entre os dois. Ela resolve permanecer no mundo inferior e assumir o lugar de esposa de Hades. Para resolver a questão com Deméter que pode manter o inverno intenso pela eternidade, Zeus, junto com outras divindades, propõe um acordo entre Hades, Perséfone e Deméter, afim de salvar a vida na terra.


Perséfone, já tomada pelas sementes de romã, passará seis meses com a mãe, acompanhada de Hécate, guardiã de Perséfone entre os vivos. Os outros seis meses, passará com o marido no mundo dos mortos.
 


Deméter cria então as estações do ano. Os tempos felizes e férteis quando está com sua filha, crescem flores e frutos em abundância. Ela chamou de primavera e verão.








Os tempos frios e cinzentos quando está longe de sua filha, as árvores perdem suas folhas e a neve e os ventos gelados deixam a natureza aparentemente sem vida. Ela chamou de outono e inverno.



 


Neste mito, temos três mulheres muito fortes. Cada uma vivenciando as fase da vida pela qual todas nós passaremos. Elas se unem, e convocam a mãe Terra, em momento de abuso e desrespeito ao feminino, que representa o lado sagrado da vida. O Gerar, criar e nutrir.




Quer saber os significados e a mensagem que as Deusas enviam para o feminino contemporâneo neste mito?

Na semana que vem, no Capítulo 2, "A Mensagem das Deusas", vou contar todos os detalhes. Vamos falar sobre as fases da lua, a adolescência, a vida adulta, os relacionamentos, a vida profissional e a relação da jornada de cada uma delas com o nosso caminho, propósito e o vazio que enfrentamos ao longo da vida.


Te espero!

Namastê















Opmerkingen


Cadastre-se

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page